Liberdade versus Anarquia de expressão

Resultado de imagem para sinceridade

Fonte:http://www.sobreavida.com.br/wp-content/uploads/2012/09/sinceridade.jpeg

Liberdade versus anarquia de expressão



Ofensa não é A verdade, no sentido universal. As palavras nos enganam, né??



A ofensa expressa UMA verdade: a SUA expressão emocional, intensificada e verbalizada. Esta é uma verdade, a verdade do comportamento, de um certo tipo de comportamento. Mas não é A verdade daquilo que busca rebaixar. É como eu dizer que ''hoje está frio, e está UMA MERDA'' de ''hoje está frio e eu não estou gostando, porque a temperatura do meu corpo está mais baixa''. Palavras ofensivas não são mais verdadeiras que as palavras neutras. E, na verdade, elas são excessivas, porque excedem a função de comunicar algo, ainda que sirvam para reforçar opiniões.



Palavras de elogio ou positivas, também expressam, a priori, verdades subjetivas ou particulares. Mas, a partir do momento que essas palavras não atacam territórios individuais alheios, então, apesar de serem facilmente equiparáveis às ofensivas e/ou definidas como ''verdades que expressam emoções particulares, que perpassam a neutralidade da comunicação'', são muito menos danosas, porque tradicionalmente têm-se associado sinceridade/ofensa, ou falta de responsabilidade e de respeito com o outro, como ''dizer A verdade''.



E, estou falando de territorialidade individual e não no sentido da masculinidade tóxica, em que ocorre uma extensão dessas fronteiras abarcando grupos e outros indivíduos, em que homens heterossexuais [especialmente] e tóxicos abraçam [bem apertado] ''suas' mulheres, parentes, conhecidos e grupos ''escolhidos'', tratando-os de acordo com a SUA verdade.



 Fogo não é incêndio tal como liberdade não é anarquia.



 A liberdade, só pode ser possível pelo e para o indivíduo, porque os indivíduos são os únicos que existem de verdade. As coletividades se consistem em aglomerações coordenadas deles.

A liberdade do indivíduo acaba quando entra no território de outros indivíduos. A liberdade de dizer o que quiser, inclusive pela ofensa, não é liberdade, é anarquia. Também deve estar preparado para escutar o que não quer, tal como num jogo de xadrez, você invade o território do oponente e acaba perdendo a rainha. Ainda que possa ser divertido essa analogia com o xadrez, esses conflitos verbais que, vezes descambam para a violência física, mostram que temos dificuldade para diferenciar o excesso de sua natureza original, quanto às nossas reações emocionais verbalizadas sobre certa realidade. E não apenas isso, mas também que, nossas opiniões não representam A verdade ou as verdades, em sua totalidade, e seria muito bom se sempre estivéssemos abertos para acumular mais informações, inclusive ou especialmente aquelas que são contrárias às nossas perspectivas ou opiniões, para balancearmos as nossas conclusões. Até posso dizer que, nenhuma opinião injusta, expressará a verdade dos fatos.

Comentários

  1. Ótimas analogias, você consegue tornar acessível temas complexos para qualquer público. "Fogo não é incêndio, tal como liberdade não é anarquia", MDSSS, E ESSA FRASE???? PQP!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário, :)
      É o que eu comecei a tentar de uns tempos pra cá. Demorei para pegar o jeito de escrever pouco mas o essencial, aquilo que eu quero escrever.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Memória e vivência

Realismo, surrealismo e hiperrealismo