A íntima relação entre capitalismo e idiocracia

Resultado de imagem para idiocracy

Fonte: https://img.thedailybeast.com/image/upload/c_crop,d_placeholder_euli9k,h_1440,w_2560,x_0,y_0/dpr_1.5/c_limit,w_1044/fl_lossy,q_auto/v1502752415/170814-stern-idiocracy-tease_euqq1a

A íntima relação entre capitalismo e idiocracia

Qual é o critério mais importante para ter poder sobre uma sociedade??

 Pergunta fundamental se quisermos entender sistemas sócio econômicos, os mecanismos presentes que definem suas elites e governantes.

Então, vamos testa-la no capitalismo

Resposta: dinheiro
Pois é
Resposta rápida

Você não precisa de inteligência, digo, não me refiro à esperteza, e sim à racionalidade e à sabedoria.

Não precisa sequer de caráter, de boa índole.

Agora pense na sucessão constante e histórica de "mestres" do capitalismo que não tem sido racionais ou sábios, nem dotados de caráter honesto???

Acha mesmo que crises econômicas são inevitáveis?? Acredita em Papai Noel também? ?

Pois é. A Idiocracia é bem desse jeito. Não é necessário o básico da inteligência, acadêmica e emocional, para poder governar direta e indiretamente. Para ter poder de decisão sobre todos nós. Demônio ou palhaço, se tiver dinheiro, tá ok.

Alguns poderiam argumentar que fazer dinheiro é um tipo de inteligência que está associado à criatividade, no processo de invenção de produtos. É verdade, mas, o mais importante sobre a inteligência humana não é sua capacidade de ganhar dinheiro, mas de compreender a realidade em que vive e basear-se nessa compreensão. Uma série de pendengas sociais tipicamente provocadas pelo capitalismo, são totalmente resolvíveis, por exemplo, desigualdades sociais absurdas. Sem falar dos conhecimentos existenciais, de saber que temos apenas uma vida,  que somos todos indivíduos, vidas, iguais, em essência, e que a exploração do trabalho que favorece uma minoria confortavelmente estabelecida, é uma gravíssima afronta a esses conhecimentos legítimos, tão simples e absolutos.

Quanto à criatividade, no processo de invenção de produtos, é pelo pensamento crítico ou racional que nos perguntamos o porquê de se produzi-los, para quê e para quem.

Tem havido, a partir do fim da segunda merda mundial, uma superprodução criativa, resultando no encarecimento do padrão de vida bem como na escalada da poluição do meio ambiente.

Sim, eu tenho uma única resposta para esses porquês. Empresários e empreendedores, cruamente falando, inventam produtos ou pagam a criativos profissionais, com o intuito de ganhar mais dinheiro, simples assim, pois todos os caminhos nos labirintos do capitalismo levam a becos sem saída adornados com bezerros de ouro.

Conclusão

O capitalismo é categoricamente idiocrático, porque não tem como exigência a seleção de pessoas dotadas de maior inteligência, em especial por sua qualidade, para governar nações, se não é sua finalidade. Quem acumula mais dinheiro manda. Sem mais nem meio mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memória e vivência

Realismo, surrealismo e hiperrealismo