Sofro

 Como se carregasse o mundo nas costas 

Se mal posso aguentar o meu próprio peso
Suspenso do mundo prático 
Vivo de dependência e expectativas próximas 
E de frustração e desassossego 
Por achar que eu teria a capacidade de mudar tudo
Pelo menos, eu não sou muito ambicioso
Não penso alto 
Mas não há nenhuma lei que proíba sonhar alto
E eu sonho 
E eu sofro por isso 
Por acreditar que é minha responsabilidade
Ou que eu deva sempre sofrer pelo sofrimento alheio 
Se eu deveria tentar aliviá-lo
Ainda mais se forem quatro patas andando nas ruas
Com o olhar mais carente
Mas a minha covardia é mais forte
Meu egocentrismo
Minha vergonha
Meus muros de timidez e transparência
E parece que há pouco o que possa fazer para controlar minhas neuroses
Se também têm um fundo de razão 
De estar sempre alerta 
Luta ou fuga
Se eu vivo no meu purgatório
Apesar de cometer menos pecados que muitos que vivem em paraísos terrestres
E ainda dizem que Deus escolhe os mais pobres...
Pois não há "compensação" mais cruel 
Se as estrelas não choram pelas crianças palestinas 
Mas eu choro 
Porque eu também vejo o que acontece atrás do palco
Como se estivesse dentro da Casa Branca ou do Palácio de Versailles
Como se fosse mais um parasita conspirando contra o povo
Eu, que sou apenas mais um plebeu sem dinheiro no bolso
Se deveria sofrer mais pela minha pobreza 
Mesmo se fosse o mais rico de todos
Mas eu sofro pelas tristezas dos outros 
Eu não sofro pelo que me é incorrigível
Eu sofro pelo que não tenho controle 
Sou apenas um corpo no meio de um espaço ríspido que não é meu 
Pelo menos eu ainda tenho o meu tempo
Que é muito, que é tudo, mas ainda tão pouco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memória e vivência

Realismo, surrealismo e hiperrealismo